PDBM_Header_novosite2

 

Lançado em dezembro de 2014, o Programa de Desenvolvimento do Basquete Mineiro foi uma das principais iniciativas da atual gestão à frente da Federação Mineira de Basketball. Visando acelerar a qualificação e desenvolvimento de treinadores e jovens atletas, a entidade traçou um ousado plano que visa a acelerar o desenvolvimento de atletas e treinadores do basquete do estado. Referência na formação de atletas, o argentino Ricardo Bojanich foi contratado como Consultor Técnico da iniciativa. O PDBM envolveu cursos para treinadores, clínicas de desenvolvimento de atletas e consultoria personalizada para filiados.

 

“O nosso planejamento está sustentado em três pilares: disseminação do basquete, capacitação dos profissionais e evolução técnica. O PDBM trouxe novas perspectivas para Minas Gerais, principalmente na valorização dos treinadores e atletas. Temos a missão de oferecer aos atletas uma chance de futuro no esporte, seja como formação social-educacional ou àqueles que apresentam um potencial destacado para o alto rendimento”. Álvaro Cotta, Presidente da FMB.

 

Presente na primeira Clínica de Desenvolvimento de Atletas do PDBM, Ruben Magnano foi um dos principais entusiastas da iniciativa.

 

“Vi outros estados onde se trabalha bem, mas não com uma iniciativa como o PDBM. Estamos falando de uma federação que contratou um dos melhores especialistas na formação de atletas na América do Sul (Ricardo Bojanich) e que visa objetivos de médio e longo prazo. Tomara que seja um exemplo para os outros estados brasileiros”. Ruben Magnano, técnico da Seleção Brasileira Masculina

 

Em 2015, foram realizadas oito Clínicas de Desenvolvimento de Atletas envolvendo cerca de 350 jovens de diferentes categorias e de ambos os naipes – feminino e masculino. As atividades ocorreram em Belo Horizonte, Uberlândia e Três Corações. Todas elas foram abertas para acompanhamento e participação de treinadores de equipes filiadas e vinculadas à FMB.