Núcleos de basquetebol participam do Festival Mercantil de Esportes

festival-mercantil-de-esportes-24

Os núcleos de basquetebol da Associação Querubins e do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH) participaram no dia 01/04 – sábado, no Colégio Batista do Festival de Esportes Mercantil. Foi uma experiência emocionante para meninas e meninos até 12 anos que entraram em quadra, muitos pela primeira vez, para jogar basquetebol. Cada equipe jogou 4(quatro) vezes,sem se importar com o resultado, mas aproveitando a experiência de poder vivenciar um jogo e tudo de positivo que o esporte pode proporcionar. Neste modelo de evento não há preocupação com a performance e sim de privilegiar a participação, a cooperação e o lúdico. Ao final todos recebem uma medalha. A proposta pedagógica do Projeto Basquetebol Social contempla a participação dos núcleos nos Festivais para esta faixa etária. Os núcleos atendem cerca de 250 meninas e meninos nas faixas etárias de 08 a 14 anos com aulas até 3(três) vezes por semana. O projeto é patrocinado pelo Instituto MRV e tem a chancela da FMB.

Projeto Basquetebol Social

Desde março de 2016, Instituto MRV e FMB atuam em prol do desenvolvimento de crianças carentes de Belo Horizonte. A iniciativa, denominada projeto Basquetebol Social, oferece, duas vezes por semana, aulas que promovem a iniciação esportiva aos jovens da Associação Querubins e do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH)

Instituto MRV

Fundado em dezembro de 2014 pela MRV Engenharia, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo gerenciamento de iniciativas de responsabilidade social. Sua missão é promover a transformação social do nosso país por meio da educação, principal alicerce para o desenvolvimento de uma nação, preparando cidadãos para a vida e formando os realizadores do futuro.

Associação Querubins

A Associação Querubins é uma entidade social, sem fins lucrativos, que atende cerca de 250 crianças e jovens da Vila Acaba Mundo e Aglomerado Santa Lúcia. A instituição oferece atividades artísticas, esportivas e pedagógicas gratuitas, com custos que ficam a cargo de projetos de incentivo fiscais, nos âmbitos municipal, estadual e federal, fundos de apoio à infância e adolescência, editais diversos e doações espontâneas. Ao pé da Serra do Curral, em espaço de 10.000 m² cedido pela Mineração Lagoa Seca do Grupo Unitas, na Rua Correias 700, a Associação conta com sete salas de aula, sala de dança, sala multimeios, ginásio poliesportivo, cozinha-escola, laboratório de informática, biblioteca, horta orgânica e um estúdio de gravação, em fase de conclusão. É nesse espaço que são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea, Circo, Artes Visuais, Percussão, Construção de instrumentos, vídeo e cinema, além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem, esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para adultos (gastronomia e hospitalidade).

Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH)

É um projeto de ação social voltado para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias que moram no Aglomerado da Serra, região centro-sul da capital mineira, e vivem em situações de exclusão social. Realizado pela Rede Globo em parceria com a Unesco e tendo como parceiros locais a PUC Minas e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte atua desde 2003 no Aglomerado da Serra, como um espaço de referência na formação de educação e protagonismo para moradores do local. Atendendo a crianças, adolescentes e jovens com idades entre 06 e 24 anos, o ECE-BH tem como principal objetivo contribuir para a formação humana de seus educandos, promovendo a inclusão social, o protagonismo juvenil e, principalmente, uma educação conscientizadora. O trabalho realizado no ECE-BH busca também o desenvolvimento humano nas dimensões escolares, familiares, comunitárias e da saúde, além da educação para o mundo do trabalho e do lazer.  Atualmente o Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte atende a aproximadamente 1.000 crianças, adolescentes e jovens e realiza cerca de 9.000 atendimentos mensais em oficinas esportivas, culturais e educacionais.

Deixe seu comentário: