Confraternização natalina reúne alunos da Associação Querubins, Instituto BH Futuro e atletas do Minas

 

img_4079

Natal é uma data que simboliza o nascimento, a esperança por um mundo melhor. Foi essa lição que os meninos e meninas dos Núcleos de Basquete da Associação Querubins e do Instituto BH Futuro que fazem parte do Projeto Educa Esporte patrocinado pelo Instituto MRV em parceria com a Federação Mineira de Basketball aprenderam nesta quinta-feira, 14/12. Eles visitaram as quadras do Minas Tênis Clube e tiveram a oportunidade de participar de atividades esportivas juntamente com os atletas das categorias de 12 a 15 anos do clube.

foto-1
Em quadra, os garotos foram divididos em turmas para disputas e treinamentos específicos de basquete, seguindo orientações dos técnicos e coordenadores do Minas e também dos atletas já acostumados com essas atividades. Entre cestas e arremessos, muitos sorrisos e atenção aos comandos. Mas, até ali, nada parecia deixar os meninos mais felizes do que as disputas de bandejas entre as equipes.

foto-9
Os primos Bernardo Silva e João Alves aproveitaram todos os conselhos que receberam durante as práticas. “Foi muito legal. Da última vez, nós viemos para assistir um jogo, agora eu pude jogar no mesmo lugar onde os atletas treinam. Eles ajudaram na prática, em como passar a bola e o jeito certo de arremessar com mais força”, explicou João. Bernardo ainda afirmou como se sentiu à vontade no espaço: “Bom que todo mundo do Minas incentivou a gente a continuar treinando. Foi muito legal”.

foto-2
Mas a emoção da noite, ainda não havia chegado ao ápice. Depois das atividades, houve uma fala do Técnico Principal das categorias de base do Minas, Flávio Davis, ressaltando a importância do evento com todos os garotos presentes e também lembrando o verdadeiro significado do Natal. Após isso, houve uma grande troca de presentes. Um a um, cada atleta do projeto foi chamado ao centro para receber um presente das mãos dos meninos do Minas e entregar um cartão de Natal, com sete lições para aprender para toda a vida.
“A gente aprende que um dos símbolos do Natal é sempre partilhar e cultivar a amizade. Eu gostei porque uniu dois mundos diferentes dessas instituições. Eu vi os meninos muito felizes com o treinamento e os presentes. E agora, podemos todos jogar juntos. Isso é muito bom” contou Téo Gouveia, atleta do sub-15 do Minas.
Após a troca de presentes, foi a hora do lanche. Doces, salgadinhos, sucos e refrigerantes para finalizar a noite de festa. Vale ressaltar, que todos os presentes e o lanche foram oferecidos e custeados pelos próprios atletas do Minas e seus pais, em um ato de carinho com os alunos das instituições.

foto-5
“É uma hora que temos que agradecer e nada melhor do que fazer o bem, tentando proporcionar um dia melhor na vida desses meninos. O esporte é uma ferramenta de educação muito grande. Nesse momento, eles aprenderam que devemos ajudar aos outros e agradecer àquilo que tem. E nada melhor compartilhar no Natal e rever o que queremos da nossa vida e para o próximo. A gente não aprende só o esporte. É importante aprender valores também”, resumiu Flávio Davis.
Nessa confraternização natalina, o mais importante foi a experiência e a esperança de que se deve acreditar no futuro. Nem que seja nas coisas mais simples da vida, como ensinou o João: “Eu ganhei uma camisa que está um pouco grande. Mas como esse ano eu pretendo crescer muito, então vai ser ótimo porque vou usar ela bastante”.

foto-11

Lições para a vida
1 – Seja verdadeiro consigo mesmo
2 – Ajude os outros
3 – Faça de cada dia a sua obra prima
4 – Aprenda sempre
5 – Transforme a amizade em uma arte
6 – Construa um abrigo para os dias de chuva
7 – Agradeça todos os dias pelas orientações e bênçãos recebidas
(John Wooden)

foto-10
Projeto Educa Esporte
Desde março de 2016, Instituto MRV e FMB atuam em prol do desenvolvimento de crianças carentes de Belo Horizonte. A iniciativa, denominada Projeto Educa Esporte, oferece, duas vezes por semana, aulas que promovem a iniciação esportiva aos jovens da Associação Querubins e do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH)

Instituto MRV
Fundado em dezembro de 2014 pela MRV Engenharia, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo gerenciamento de iniciativas de responsabilidade social. Sua missão é promover a transformação social do nosso país por meio da educação, principal alicerce para o desenvolvimento de uma nação, preparando cidadãos para a vida e formando os realizadores do futuro.

Associação Querubins
A Associação Querubins é uma entidade social, sem fins lucrativos, que atende cerca de 250 crianças e jovens da Vila Acaba Mundo e Aglomerado Santa Lúcia. A instituição oferece atividades artísticas, esportivas e pedagógicas gratuitas, com custos que ficam a cargo de projetos de incentivo fiscais, nos âmbitos municipal, estadual e federal, fundos de apoio à infância e adolescência, editais diversos e doações espontâneas.
Ao pé da Serra do Curral, em espaço de 10.000 m² cedido pela Mineração Lagoa Seca do Grupo Unitas, na Rua Correias 700, a Associação conta com sete salas de aula, sala de dança, sala multimeios, ginásio poliesportivo, cozinha-escola, laboratório de informática, biblioteca, horta orgânica e um estúdio de gravação, em fase de conclusão. É nesse espaço que são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea, Circo, Artes Visuais, Percussão, Construção de instrumentos, vídeo e cinema, além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem, esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para adultos (gastronomia e hospitalidade).

Deixe seu comentário: