71 anos do Esporte Clube Ginástico com experiencia internacional.

Neste feriado de 1º de maio, além de comemorar o seu 71º aniversário, o EC Ginástico terá a posse seu novo presidente, o ‘basqueteiro’ Adley Alves Pereira (ex-jogador, formado no clube) e do vice-presidente, Vinicius Alvarenga, substituindo a Márcio de Souza Tibo, que comandou com maestria o clube no biênio 2015/2017 e agora presidirá o conselho.

Nomes importantes do basquete nacional e internacional vestiram a gloriosa camisa do clube: Gerson Victalino, Estevam Ferreira, Fernando Mineiro, Marcelinho Machado, Marcos Cenni, Marcelo Cenni, Adley Pereira, Sérgio Boné, Carlos Eduardo Rosa (Cadu), Alírio Souza, Wanderson Trigueiro e Fabrício Russo, entre outros. Ao longo de sua profícua história de 71 anos de vida, o EC Ginástico, que participa das competições organizadas pela Federação Mineira de Basketball (FMB), já garantiu mais de 140 títulos e disputou aproximadamente 230 finais; no adulto foram sete conquistas: 1972, 1979, 1980, 1984, 1988, 1989 e 1990. Imagens, troféus e camisas desta rica história podem ser conferidas no museu, que fica na sede social.

“O EC Ginástico é um clube simples e muito acolhedor, um clube família, que tem em sua essência a formação de pessoas através do basquete, podendo ser considerado um dos maiores clubes de formação de atletas nesta modalidade do Brasil. 90% dos seus sócios são ‘basqueteiros’, seus dirigentes e presidente são ‘basqueteiros’, então trata-se de um clube que vive e ama o basquete. Certamente, o EC Ginástico possui uma imensurável importância para o basquete mineiro/brasileiro, suas peculiaridades o fazem como um clube tradicional e ímpar, seu trabalho se destaca pela paixão com a modalidade”, relata Marcílio Cassini da Silva, presidente da Federação Mineira de Basketball (FMB).

Atualmente, o EC Ginástico possui todas as categorias de base até o sub-17. Prova da importância dada pelo clube ao trabalho de formação, é que o time sub-16 retornou recentemente de um intercâmbio com equipes argentinas, para troca de experiências, informações e realização de seis amistosos, na cidade de Mar del Plata, na Argentina.

A excursão do Esporte Clube Ginástico a Mar del Plata / Argentina que ocorreu entre 18 e 24 de abril. Foi extremamente valiosa para a equipe sub16 que teve a oportunidade de realizar 6 partidas e dois treinamentos com técnicos argentinos. A categoria, que viajou representando o clube, foi constituída de 12 atletas, o técnico Jefferson Louis, assistente técnico, fisioterapeuta e chefe de delegação, totalizando 16 integrantes.

Os adversários da equipe foram: Quilmes, Kimberley, IAE, Cads, Club Union e Peñarol.

“Foi uma excursão muito proveitosa, mesmo levando um time sub 16 e enfrentado todos os adversários da categoria sub 17, foram 2 vitórias e 4 derrotas. Um aprendizado muito intenso, onde nossos jogadores e comissão técnica, puderam perceber as características da escola argentina de basquete.” Disse Jefferson Louis.

A equipe também teve a oportunidade de assistir o treinamento e posteriormente ao jogo do San Lorenzo de Almagro, considerado hoje a melhor equipe da Liga Argentina e trocar informações com sua comissão técnica.

1-quilmes

Deixe seu comentário: